Pesquisas Internacionais

Workcare Synergies/Trabalhar e cuidar na Europa (2010 - 2011)

Workcare Synergies é um projecto que tem como objectivo disseminar os resultados de projectos de pesquisa financiados no âmbito dos Programas Quadro da União Europeia sobre políticas promotoras de igualdade de género no âmbito do trabalho e dos cuidados familiares em contextos públicos e privados e pretende promover o debate a nível nacional em torno da articulação trabalho-família. Será dado maior enfoque aos serviços de apoio a crianças e as orientações trabalho-família na Europa e à igualdade de género no mercado de trabalho e as orientações trabalho-família na Europa.

Changing Relationships between Work, Care and Welfare in Europe (WORKCARE) (2006 – 2008)

Responsável por Portugal (Partner 8) no Projecto Changing relationships between work, care and welfare in Europe (WORKCARE), no âmbito do Framework Programm (FP6) promovido pela Comissão Europeia, que obteve uma classificação de 90% no âmbito de um júri internacional, com a Prof. Claire Wallace como investigadora responsável.

Time Use over the Life Course (2005 – 2006)

Responsável pela pesquisa Time Use over the Life Course no âmbito do projecto Monitoring of Quality of Life in Europe, investigação coordenada por Claire Wallace contratada pela European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, no sentido de analisar em profundidade dados do European Quality of Life Survey.

European Social Survey (2002 - …)

Membro do Executive Committee da equipa Portuguesa do European Social Survey coordenada pelo Professor Jorge Vala e que resulta de um consórcio entre o ISCTE e o ICS-UL. Representa nesse consórcio o CIES/ISCTE. É também responsável perante a equipa internacional pela elaboração do Event Data para Portugal, no âmbito do mesmo projecto.

Visa providenciar uma análise sobre a evolução de tendências e transformações societais na Europa e permitir a monitorização do modo como interagem no tempo as instituições europeias em transformação e a mudança de atitudes, valores, crenças e comportamentos das populações. O projecto visa também aumentar qualitativamente os padrões a nível dos dados disponibilizados para investigação comparativa atitudinal e contribuir para informar quer o debate académico, quer a governação europeia.

Na Web:

http://www.europeansocialsurvey.org/ http://ess.cies.iscte.pt/

Social Policies and the Division of Paid and Unpaid Work between Men and Women (1995 – 2001)

Integra o steering committee da rede internacional Social Policies and the division of paid and unpaid work between men and women, rede de pesquisa que concebeu o questionário que foi aplicado num grande número de países da EU, em 1999.

PASSDA – Production and Archive of Social Science Data (2018 – 2020)

Coordenação da equipa do CIEG/ISCSP- Ulisboa desse projeto financiado pelo Portugal 2020, em parceria com o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP/ISCSP- Ulisboa), o Instituto de Ciências Sociais (ICS), o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-ULisboa), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e o Centro de Estudos Sociais (CES). O consórcio PASSDA assegura a participação de Portugal nalgumas das principais infraestruturas europeias e internacionais dedicadas à recolha e ao arquivo de dados sobre atitudes, valores e comportamentos sócio-políticos.

 Na web:

http://passda.pt/o-que-e-o-passda/

Ge-HEI - Gender Equality in Higher Education Institutions/Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior (2018 – 2021)

Coordenação da equipa do CIEG/ISCSP-Ulisboa em cooperação com a Direção-Geral do Ensino Superior (entidade promotora), e em parceria com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e o Instituto de Género, Igualdade e Diferença da Universidade da Islândia (RIKK). Financiado pela EEAgrants  2014-2021. Esse projeto visa compreender os fatores que contribuem para as persistentes desigualdades de género no Ensino Superior, bem como elaborar um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de critérios de Igualdade de Género nas IES.

Pesquisas Nacionais (desde 1999)

Trabalho, Família, Igualdade de Género e Políticas Sociais: Transformações Europeias numa Perspectiva Comparada (2005 – 2008)

Responsável pelo projecto Trabalho, Família Igualdade de Género e Politicas Sociais: transformações europeias numa perspectiva comparada, projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e classificado com Excelente, através de concurso público de âmbito internacional, ao abrigo do POCTI.

O projecto de investigação proposto enquadra-se numa pesquisa a nível europeu intitulada The changing relationship between work, welfare and gender equality in Europe: Developing a capabilities approach to transition using quantitative and qualitarice crosss-national comparison between and within European countries e conta com a participação de 26 países do Norte, Centro, Sul e Leste europeu. O principal objectivo desta pesquisa é compreender e explicar a relação entre trabalho, cuidados com a família (care) e bem-estar e igualdade de género.

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1997 – 1999)

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1997 – 1999)

Toxicodependência nas Prisões: um Diagnóstico (2001 – 2002)

Responsável pela pesquisa Toxicodependência nas Prisões: um diagnóstico, financiada pelo Instituto Português da Droga e da Toxicodependência (IPDT) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do protocolo para a realização de projectos de investigação sobre toxicodependência.

Caracterização das condições e modos de consumo, tipo de substâncias consumidas, trajectórias e perfis dos reclusos consumidores de droga.

Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Mulheres e Homens (2002 – 2004)

Responsável pela pesquisa Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Mulheres e Homens, projecto classificado com Muito Bom, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de concurso público, no âmbito do POCTI.

Aprofundamento dos factores que contribuem para a divisão desigual do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres na sociedade portuguesa.

Igualdade de Género e Idades da Vida (2016 - 2017)

Coordenação do projeto financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) que visou caracterizar as relações de género ao longo da vida, situando Portugal no contexto europeu, no arco temporal de 2000 a 2015/2016.

O projeto decorreu no âmbito do CIEG/ISCSP-Ulisboa.

Na web:

https://www.ffms.pt/publicacoes/grupo-estudos/2601/igualdade-de-genero-ao-longo-da-vida

Promoção da Igualdade de género nos lugares de decisão e redução das assimetrias salarias nas empresas: do diagnóstico à ação (2014 – 2016)

Coordenação da equipa do CIEG/ISCSP- Ulisboa, em parceria e coordenado pelo ISEG, Instituto Superior de Economia e gestão e em parceria com o CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social.  Este projeto visou o desenvolvimento de instrumentos individualizados para promover a Igualdade entre mulheres e homens na empresas, a conceção de metodologias específicas de redução das assimetrias de género nas remunerações e na esfera da tomada de decisão e liderança, a partilha de conhecimento em todas as fases do projeto e o desenho de planos de ação para mudança organizacional, e a disseminação dos resultados.

Na web:

https://eeagrants.cig.gov.pt/resultados/igualdade-de-genero-nas-empresas-break-even/

À Procura de Novos Pais. Representações e Práticas (2004 – 2005)

Responsável pela pesquisa À procura dos Novos Pais. Representações e Práticas sobre a paternidade projecto classificado com Muito Bom, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de concurso público, no âmbito do POCTI.

O estudo do papel do homem na prossecução dos objectivos da igualdade assume uma expressão central neste projecto. Esta pesquisa pretende entender a temática da construção da paternidade segundo a diversidade social e cultural dos jovens pais, para perceber, identificar, e se possível explicar, a ocorrência de diferentes e ou novas atitudes perante a paternidade.

Drogas e Prisões em Portugal II (2007 – 2008)

Responsável pelo projecto Drogas e Prisões em Portugal II, financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Drogas e Prisões II trata-se de um estudo que pretende replicar a investigação realizada em 2001, e tem como objectivo principal conhecer as transformações operadas desde então no meio prisional português. Assim, ambiciona-se com este estudo obter dados quantitativos precisos sobre a caracterização da população prisional portuguesa, quer a nível da etologia dos crimes, quer da real extensão da problemática das drogas nas prisões, bem como dados sobre a saúde dos reclusos. E ainda, identificar diferentes perfis de reclusos e ainda perceber as principais inquietações tanto de directores como de reclusos sobre a vida nos estabelecimentos prisionais.

Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (2007 – 2008)

Responsável pelo Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, financiado pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.

Na Web:
http://www.cnpcjr.pt/relatorio_iscte.asp

Estudo de Avaliação do IV Plano Nacional para Igualdade, Género Cidadania e não Discriminação; II Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina; e Plano Nacional de Ação para Implementação da Resolução 1325 (2013)

Coordenação da Avaliação de três planos nacionais:

IV Plano Nacional para Igualdade, Género Cidadania e não Discriminação; II Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina e o Plano Nacional de Ação para Implementação da Resolução 1325.

A avaliação decorreu no âmbito do CIEG/ISCSP-ULisboa e foi financiada através de concurso público pela  Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Estudo de Avaliação das candidaturas à 10ª edição do Prémio Igualdade é Qualidade (2013)

Coordenação da avaliação das candidaturas a este prêmio que destina-se a distinguir empresas e outras entidades empregadoras com políticas exemplares nas áreas da igualdade entre mulheres e homens, no trabalho, no emprego e na formação profissional e da conciliação entre a vida familiar e profissional.

 A avaliação decorreu no âmbito do CIEG/ISCSP-ULisboa e foi financiada através de concurso público pela  Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Inquérito Nacional sobre Comportamentos Aditivos em Meio Prisional (2014)

Coordenação do projeto em cooperação com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), do Ministério da Saúde, que visou recolher informação relevante sobre os consumos de drogas, de álcool, de tabaco e das práticas de jogo dos reclusos, assim como buscou recolher informação sobre as preocupações de reclusos e diretores  sobre aspetos da vida prisional.

O projeto decorreu no âmbito do CIEG/ISCSP-Ulisboa

Link para o relatório final:

http://www.sicad.pt/BK/EstatisticaInvestigacao/EstudosConcluidos/Lists/SICAD_ESTUDOS/Attachments/158/INCAMP_2016_Volume1.pdf

Estudo de Avaliação das candidaturas à 11ª edição do Prémio Igualdade é Qualidade (2014)

Coordenação da avaliação das candidaturas a este prêmio que destina-se a distinguir empresas e outras entidades empregadoras com políticas exemplares nas áreas da igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida familiar e profissional e práticas empresariais de prevenção e combate à violência doméstica e de género.

 A avaliação decorreu no âmbito do CIEG/ISCSP-ULisboa e foi financiado através de concurso público pela  Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

EPITeen24: Reproduzir ou contrariar o destino social? Estudo longitudinal de uma geração nascida nos anos 90 do século XX em Portugal (2013 - 2015)

Responsável pelo projeto de investigação que consistiu num estudo longitudinal que analisou, na perspetiva conjugada das ciências sociais e da saúde pública, as trajetórias individuais e sociais de uma coorte de indivíduos nascidos em 1990 e inquiridos aos 13, aos 17, aos 21 e aos 23/24 anos.

Este projeto associou uma equipa de investigação do ISCSP, com sociólogas/os e outras/os cientistas sociais com especialidades em diferentes áreas – trabalho, educação, família, género, classes sociais, saúde, qualidade de vida, capital social e redes sociais – a uma equipa de investigação do ISPUP, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. E visou avaliar de que forma as condições sociais de origem marcam as trajetórias e as diferentes oportunidades dos e das jovens, definindo-lhes destinos diferentes; assim como avaliar os fatores que contribuem para que se contrarie o destino social, isto é, estudar de forma sistemática os trajetos de mobilidade social ascendente ou descendente, e ainda buscou compreender os efeitos da crise económica e financeira dos últimos anos nas trajetórias sociais e individuais e como esta nelas eventualmente interferem introduzindo mudança de percursos, de realidades e de expectativas.


Na Web:
http://epiteen.iscsp.ulisboa.pt/

Assédio sexual e moral no local de trabalho (2014 – 2015)

Coordenação do projeto promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), que visou conhecer a dimensão do assédio sexual e moral no local de trabalho e as suas características, assim como compreender a perceção social acerca do assédio sexual e diagnosticar as razões e os modos como as pessoas alvo de assédio reagem, e a quem recorrem para obter apoio. Os resultados do estudo contribuíram de forma decisiva para o conhecimento das situações de assédio vividas nos locais de trabalho e para a mudança da Lei.

 O projeto decorreu no âmbito do CIEG/ISCSP-Ulisboa

Link para o livro com os resultados do projeto:

http://cite.gov.pt/asstscite/downloads/publics/Assedio_Sexual_Moral_Local_Trabalho.pdf

Toxicodependentes: Trajectórias, Perfis Psicosociológicos, Padrões Familiares e Processos Mentais (2003 – 2005)

Responsável pela pesquisa Toxicodependentes: trajectórias, perfis psico-sociológicos, padrões familiares e processos mentais, projecto classificado com Muito Bom, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de concurso público de âmbito internacional, ao abrigo do POCTI.

Os objectivos centrais da pesquisa são: compreender o que leva a maioria dos jovens nas sociedades contemporâneas a experimentarem drogas sem nunca se tornarem dependentes; porque razão é que outros experimentam esse tipo de substâncias e se tornam apenas consumidores regulares de determinadas drogas e porque razão outros ainda passam da experimentação à toxicodependência conduzindo até, nalguns casos, a modos de vida baseados nas delinquências.