Drogas e Prisões : 2001 - 2007

Drogas e Prisões : 2001 - 2007

Com Diana Maciel, Isabel Sousa, Raquel Cruz, IDT, 2009.

Welfare and Everyday Life

Welfare and Everyday Life

com Maria das Dores Guerreiro e Luís Capucha (org.), CIES, Oeiras, Celta Editora, 2007.

Consumos de Drogas. Dor, Prazer e Dependências

Consumos de Drogas. Dor, Prazer e Dependências

com Ana Marques Lito (org.) ed. 1. Lisboa: Fim de Século, 2008.

Este livro reúne textos sobre a problemática das drogas e da toxicodependência numa perspectiva multidisciplinar. A primeira parte, intitula-se Pesquisa e comentário, apresentam-se os resultados da pesquisa Toxicodependentes – trajectórias, perfis socio-psicológicos, padrões familiares e processos mentais. A segunda parte intitula-se Contextos Sociais, Culturas e Substâncias e a terceira Dor, Prazer, Terapêuticas e Tratamentos.

Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção

Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção

com Luís Baptista (org.). ed. 1. Lisboa: Edições Afrontamento, 2008.

Este livro traz a público o resultado das principais participações no Vº Congresso Português de Sociologia, iniciativa da Associação Portuguesa de Sociologia, organizado em três temáticas: Sociedade Portuguesa: 30 Anos de Transformações Sociais, Globalização das Sociedades e a Internacionalização do Trabalho Científico e Sociologia e Sociedade: Reflexividade e Acção.

Quotidiano e Qualidade de Vida

Quotidiano e Qualidade de Vida

com Luís Baptista (org.). ed. 1. Lisboa: Edições Afrontamento, 2008.

Time Use and Work Life Options Over the Life Course

Time Use and Work Life Options Over the Life Course

Com B. Haas, N. Steiber and R. Brites, Foundation for the Improvement of the Working and Living Conditions, Dublin, Luxembourg, Office for Official Publications of the European Communities, 2007.

Time Use and Work-Life Options over the Life Course
This report addresses the key issue of time use and work–life options over the life course. The report aims to contribute to current debates on the subject, placing them in the wider context of 25 European countries and viewing them from a life course perspective. It considers the ways in which the institutional and policy framework can be expected to affect actual and preferred patterns of time use over the life course, focusing on distinct stages of the life course. It investigates individuals’ views on available working time options, while exploring their preferences regarding measures designed to help them reconcile their different time-demanding commitments.

Versão electrónica ( PDF - 1,12 Mbytes)

Contextos e Atitudes e Sociais na Europa

Contextos e Atitudes e Sociais na Europa

com Jorge Vala (org.), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2006.

Este livro analisa as homogeneidades, diversidades e mudanças sociais na Europa em campos tão variados como as classes sociais, as estruturas familiares, a hierarquia dos calores sociais, as posições perante a imigração, as questões de género e as diferenças entre gerações. Estas questões são abordadas numa perspectiva crítica, teórica e metodologicamente enquadrada nas ciências sociais.

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho

com Teresa L. Monteiro, F.Vieira da Silva e M. Cabrita, Lisboa, Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego, 2004.

Este livro dá conta das transformações recentes no domínio da família e da actividade profissional que atravessam todas as esferas da vida social e dizem respeito ao quotidiano de milhões de portugueses. Ele surge como resultado de uma pesquisa inscrita na Rede Europeia de Investigação “European Network for the Division of Unpaid and Paid Labour Between Women and Men”, cujo programa de pesquisa se debruça sobre os efeitos das políticas na divisão do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres nos países da União Europeia.

Ver Índice

Vida Conjugal e Trabalho

Vida Conjugal e Trabalho

Oeiras, Celta Editora, 2004

Este livro ajuda a perceber as relações que se estabelecem entre as esferas do trabalho e da família e mostra que, por vezes, as vidas reais não copiam os estereótipos que inspiram. Nem sempre os homens se mobilizam, no fundamental, pelo trabalho. E a família, sem perder nada da sua importância, deixa de ser o referente identitário único para muitas mulheres.

Livro Completo

Drogas e Prisões em Portugal

Drogas e Prisões em Portugal

(1ª autora com Maria do Carmo Gomes), Lisboa, Instituto da Droga e da Toxicodependência, 2002.

Circulam e consomem-se drogas nas prisões da maior parte dos países do mundo. Este é um fenómeno que se acentuou ao longo dos últimos anos do século XX, provocando alterações significativas no sistema prisional. Conhecer os contornos do fenómeno para o caso de Portugal foi o objectivo da pesquisa que está na base do presente livro.

Ver Índice

Casamento em Portugal. Uma Análise Sociológica

Casamento em Portugal. Uma Análise Sociológica

Oeiras, Celta Editora, 2002.

Este livro dá conta dos resultados de uma investigação sobre o casamento em Portugal. Nele se procura compreender e explicar como se jogam e articulam, na vida conjugal, sentimentos e afectos, gestão de recursos, identidades, realização pessoal, projecções no futuro, expectativas.
Ver Índice | Livro Completo

Men and women between family and work in Portugal

Men and women between family and work in Portugal

com Teresa Líbano Monteiro, Francisco Vieira da Silva e Miguel Cabrita, Tilburg University, WORC, Worc and Organisation Research Centre, Tilburg, 2001.

Livro Completo

Sociologia do Casamento. A Família e a Questão Feminina

Sociologia do Casamento. A Família e a Questão Feminina

Oeiras, Celta Editora, 2001.

Neste livro pretende-se analisar as ideias sobre a conjugalidade, a questão feminina e o amor de alguns dos autores relevantes no domínio da sociologia da família, assim como a reflexão sobre as propostas de ruptura que, depois dos anos 70, abalaram os espíritos em, torno de dois temas centrais: a igualdade entre homens e mulheres e a força disruptiva do sentimento amoroso.

Ver o Índice | Livro Completo

Divórcio em Portugal, Ditos e Interditos – uma análise sociológica

Divórcio em Portugal, Ditos e Interditos – uma análise sociológica

Oeiras, Celta Editora, 1996.

Este livro resulta de uma pesquisa sociológica sobre o divórcio. Pretende-se perceber quais os factores que contribuem para o aumento do divórcio, de que forma homens e mulheres vivem a ruptura conjugal e quais as suas consequências nos diferentes sectores sociais.

Ver o Índice | Livro Completo

Jovens de Hoje e de Aqui

Jovens de Hoje e de Aqui

com J. F. Almeida, J. Machado de Pais, F. L. Machado, Paulo Antunes, Loures, Câmara Municipal de Loures, 1996.

Tendo consciência que a juventude não é grupo uno e homogéneo, mas antes uma realidade social atravessada pelos mesmos problemas que afectam outros grupos sociais, designadamente as desigualdades ao nível das condições sociais, é necessário conhecer aprofundadamente os factores mais determinantes para a caracterização da juventude no Concelho de Loures. Neste sentido, a Câmara resolveu promover a realização de um estudo pioneiro, cujos resultados são tornados públicos no presente livro.

Ver o Índice

Introdução à Sociologia

Introdução à Sociologia

com J. de Almeida, F.L. Machado, L. Capucha, Lisboa, Universidade Aberta, 1995.

O curso se aqui se apresenta constitui um convite a acompanhar alguns dos caminhos que a Sociologia percorre ao enfrentar o seu objecto. Enquanto obra introdutória, tentou-se ir exemplificando cada passo da exposição, de modo a clarificar enunciados mais abstractos. Os exemplos escolhidos, por seu turno, foram buscar-se, sempre que possível, a pesquisas feitas sobre a sociedade portuguesa.